Dia 8 de maio de 2025 a Academia Itaitubense de Letras (AIL) se reuniu com o Prefeito Nicodemos Alves de Aguiar para solicitar um imóvel público para desenvolver suas ações. A AIL completou 21 anos de existência no mês de abril de 2025, possui 40 cadeiras para imortais de Itaituba e região.
Suas coletâneas literárias em versos e prosas abordam ecléticas temáticas de Itaituba-PA e região: fauna, flora, os sentimentos dos escritores e escritoras sobre a Mesorregião Sudoeste Paraense, histórias sobre o garimpo em Itaituba-PA, pesquisas da realidade geográfica deste bioma amazônico. Seu vasto acervo literário é edificado com o apoio de distintos parceiros: instituições de ensino públicas e privadas (escolas e faculdades); empresários e profissionais liberais de extensos ramos de negócios.
Além disso, os acervos contêm tipologias textuais sobre narrações, descrições, dissertações, injunções, exposições; e, quanto aos gêneros, estes são, inclusive, seletos e vastos: romances, poesias, notícias, contos, fabulas, anedotas, ficções, resenhas, podcasts, blogs, slides, crônicas, trabalhos acadêmicos. Nesse sentido, observa-se de fato que a “Agremiação Literária” faz jus a um local adequado para abrigar sua vasta produção literária. Disponibilizá-la para o mundo da leitura e da pesquisa é uma de suas missões. Razão pela qual possui um “Site”. Nele, os internautas podem surfar na crista desta seleta bibliografia pública.
Diante do exposta, o Prefeito de Itaituba, Senhor Nicodemos da Silva Aguiar, convocou imortais da AIL para uma conversa sobre a disponibilidade de um local onde pretende abriga-la. O “Burgomestre” enfatizou que o local não pode ser no antigo Prédio que habitava o Museu Aracy Paraguassú (MAP) porque este imóvel não está em condições físicas adequadas para acolher nenhum setor já que oferece risco de segurança. Precisa de pesada manutenção e isso envolve muito dinheiro público.
Como a gestão municipal está reduzindo custos, cortando gastos, economizando o erário público, o “Alcaide” ponderou que a estratégia de seu governo é comportar diversos setores municipais no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Rodovia Transamazônica em frente ao Terminal Rodoviário Municipal de Itaituba (TRMI). Então, ele ofereceu uma sala para a “Agremiação Literária” nesse local junto com outro setor, possivelmente, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa (BMRB).
Por fim, o Gestor Municipal marcou a data para esta ação administrativa na última semana do mês de maio de 2025. Nesse sentido, pediu paciência e persistência da AIL. Com isso, este “Cenáculo Literário” ficará à disposição do “Burgomestre” para o inédito “Marco Municipal”.
Por: Marcos Serafim: Markão – AIL/ C-15. Formado em Letras/ UFV; jornalista e escritor. Fluente em inglês




Foi muito proveitoso, uma vez que tivemos já uma posição do prefeito, deixando claro sua posição diante da Academia, agora é só esperar, acho que se abriu o caminho.