Acadêmicos

Nazareno Santos
Cadeira n.º 01José Nazareno dos Santos Ferreira, é natural de Castanhal, atualmente mora em Santarém–PA, viveu mais de três décadas em Itaituba, é professor universitário, radialista, jornalista, tem formação em Letras pela Faculdade de Itaituba, é um dos pioneiros, também fundador da AIL, ex-secretário de cultura do município de Itaituba.

Silvio Tapajós
Cadeira n.º 02
Maria José Moraes Dias
Cadeira n.º 03Maria José Moraes Dias é uma escritora e educadora brasileira, natural de Gurupá, no Pará. Nascida em 24 de março de 1955, ela é filha de Armando Luciano de Jesus e Maria Moraes Dias. Sua jornada profissional e literária é marcada por uma dedicação constante à educação e à preservação da cultura da região amazônica.

Maria do Carmo Barbosa
Cadeira n.º 04Maria do Carmo Barbosa, Membro-fundador da Academia Itaitubense de Letras…

Reuma de Sá Almeida Barros
Cadeira n.º 05Reuma de Sá Almeida Barros, pedagoga, escritora e acadêmica da AIL, dedicou sua vida à educação e à cultura. Atuou no magistério, gestão educacional e produção literária, contribuindo para a formação de profissionais e o fortalecimento da cultura local. Ocupa, com honra, a cadeira n.º 05 da AIL.

Regina Lucirene Macedo de Oliveira
Cadeira n.º 06
Elisabete Aparecida dos Santos
Cadeira n.º 07Elisabete Aparecida dos Santos, Membro-fundador da Academia Itaitubense de Letras, Profissional com graduação em Letras (UPE, 1999) e Direito (FAP, 2012), aprovada no VIII Exame da OAB. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Direito Processual (PUC Minas, 2016) e Direito Ambiental e Minerário (PUC Minas, 2023). Advogada com inscrições na OAB/CE e OAB/PA, atua como Assessora Jurídica da SEMMA-NP (PA). É professora universitária, membro da Academia Itaitubense de Letras, da Comissão de Prerrogativas da OAB/PA e do Instituto de Direito Ambiental – IDAM.

Emanuelle Limenza Barros
Cadeira n.º 08Emanuelle Limenza Barros, nascida em Londrina-PR, em 18 de junho de 1986, construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao conhecimento e à educação. Graduada em História e Sociologia, com pós-graduação em Docência no Magistério Superior e mestrado em Psicologia Criminal, segue ampliando horizontes acadêmicos na Enfermagem e em Direito. Atuou por dez anos como professora em escolas municipais e estaduais, e atualmente é secretária do curso de Farmácia da FAI. Escritora sensível, expressa-se em poesias como “Um Olhar Borderline” e “A sombra da tristeza e a iluminação da alma”. Mãe de Luana, Sarah e Diana, inspira coragem e perseverança.

Luiz Henrique Macêdo dos Santos
Cadeira n.º 09Luiz Henrique Macêdo dos Santos nasceu em Itaituba-PA, em 15 de julho de 1967. Filho de Raimundo Nonato dos Santos, conhecido popularmente como Truth, e de Dulcinéa Macêdo dos Santos (in memoriam), é formado em Administração de Empresas pela UNAMA. Pai de Rebecca de Lira Santos e do saudoso Lucas de Lira Santos, é avô de Maria Antonella e Cecília. Com sua esposa Aline Santos, tem os filhos Dulce Maria e Luiz Guilherme. Em 2025 lançou sua obra literária Verbalizo, celebrada em Itaituba e Belém, consolidando sua trajetória de amor à cultura e à literatura amazônica.

Ana Maziles de Souza Gama
Cadeira n.º 11Ana Maziles de Souza Gama, graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará e Bacharel em Direito pela Faculdade do Tapajós (FIT). Possui Pós-Graduação em Língua Portuguesa. Atuou como docente do ensino superior da Faculdade de Tapajós/FAT nos cursos de Administração e Contabilidade e ministrou aula nos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade de Itaituba, FAI. É advogada atuante no Oeste do Pará. Atualmente ministra aulas de Português, Literatura e Redação no ensino fundamental do Município e Português e Legislação na Escola Tecnológica de Itaituba, Pará. Docente no curso de Direito da FAI.

Manoel Ferreira Lima/Pakika
Cadeira n.º 12Manoel Ferreira Lima (Pakika), possui Graduação em Letras. Professor e poeta, foi sempre um amante da poesia. Porém, além de ser filho de mãe lavadeira e pai agricultor, Pakika como é conhecido, é uma pessoa simples e humilde, assim como as suas poesias. Autor do livro Pássaros Solitários.

Maria José Carvalho da Conceição Marinho
Cadeira n.º 13
Marcos Francisco Serafim de Souza
Cadeira n.º 15Marcos Serafim (Markão), membro da AIL – Cadeira 15, é formado em Letras (Português/Inglês) pela UFV. Atua como docente de língua inglesa no IFPA e preside a AIL no biênio 2025/2026. Suas áreas de concentração incluem linguística, literatura brasileira, redação e fluência em inglês.

Antônio Dos Reis Ferreira Franco
Cadeira n.º 16Antonio dos Reis Ferreira Franco nasceu no dia 6 de janeiro de 1952 no município de Lago da Pedra, no estado do Maranhão. Filho de Sabino Thomas Franco e Raimunda Ferreira Franco. Por falta de oportunidades, teve que interromper os estudos precocemente. De família humilde, de ascendência indígena, francesa e africana, desde pequeno mostrou atração por grandes aventuras. O autor sempre se interessou por histórias da Amazônia, principalmente de garimpos, onde o homem tem a oportunidade de sonhar e realizar os sonhos.

Domiciane de Sousa Araújo
Cadeira n.º 18Domiciane de Sousa Araújo, ocupante da Cadeira n.º 18 da Academia Itaitubense de Letras (AIL), tendo como patrono Mário Quintana, nasceu em Amarante–MA e mudou-se ainda bebê para Itaituba–PA. É formada em Magistério e Letras – Língua Portuguesa e Inglesa – com especialização em Metodologias do Ensino de Línguas e Educação Bilíngue. Possui Mestrado em Ciências da Educação, com dissertação sobre bullying sob a perspectiva docente.

Kelly Rhana Rodrigues Beserra
Cadeira n.º 19Kelly Rhana Rodrigues Beserra é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/UEVA, Pós-graduada em Linguagem, Tecnologia e Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Pará/UFPA, Pós-graduada em Gestão Escolar e Neuropsicopedagogia pela Faculdade CNI, Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação.

Francisco Tapajós
Cadeira n.º 20Francisco Tapajós Sobrinho, ou Shiko Tapajós, nasceu em 20 de março de 1968, em Itaituba. Com uma carreira na educação pública, seus textos refletem sua origem e experiência. Durante a pandemia de 2020, compartilhou um emocionante “Dias sofridos!”, convidando à reflexão. Explore sua história e suas reflexões!

Izamar Maia Kuya
Cadeira n.º 21Izamar Maia Kuya, nascida em 21 de novembro de 1964, em Santarém, Pará, é mãe de dois filhos e casada. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Itaituba em 2007, participou de eventos e publicou artigos sobre marketing e gestão. Pós-graduada em Gestão Empresarial e Docência do Magistério Superior, é empresária, poetisa e escritora, ocupante da cadeira 21 da AIL – Academia Itaitubense de Letras.

Djalmira de Sá Almeida Barros
Cadeira n.º 23Djalmira de Sá Almeida Barros, Membro-fundador da Academia Itaitubense de Letras, professora e pesquisadora, é uma voz ativa no IFPA-Campus de Itaituba. Com ampla experiência em Letras e áreas afins, ela orienta trabalhos acadêmicos e promove a produção textual em diversos gêneros. Sua dedicação à educação e à pesquisa é inspiradora.

Olímpio P. Barrozo
Cadeira n.º 25Olímpio Pereira Barrozo, de Itaituba, é um escritor eclético, conhecido pela literatura de cordel e prosa. Seus trabalhos incluem “Itaituba, nossa História em rima e prosa” e “Arara e o jabuti”, este último para crianças. Membro da Academia de Letras de Itaituba, ocupando a cadeira n.º 25, com Rui Barbosa como patrono.

Abel Huyapuam de Sá Almeida
Cadeira n.º 26Abel Huyapuam de Sá Almeida, Membro Benemérito e fundador da Academia Itaitubense de Letras


Eliete Silva Cardoso
Cadeira n.º 28Eliete Silva Cardoso, nascida em Rio Branco, Acre, em 1965, é apaixonada por educação e literatura. Sua jornada é um testemunho de superação e dedicação ao ensino, refletindo sobre a cultura amazônica e buscando inovar suas práticas em sala de aula.

Norma Iolanda Lindoso Viana
Cadeira n.º 29Norma Iolanda Lindoso Viana, Membro-fundador da Academia Itaitubense de Letras, Nasceu em Matinha, Maranhão, em 1954, e desde então, a literatura tem sido sua paixão. Com uma carreira dedicada à educação e à enfermagem, testemunhou a vida em suas várias formas. Sua história é um convite para descobrir mais sobre seu amor pela arte e pelo serviço à comunidade.

Damião Alegria
Cadeira n.º 32Damião Alegria, pseudônimo de Damião Oliveira de Souza Cavalcante, nasceu em Santa Luzia do Pará, em 1983. Filho de professora, inspirou-se na educação. Graduado em História, pesquisou sobre a garimpagem no Tapajós. Atuou em diversas escolas, contribuindo para formar cidadãos críticos. Engajado em sindicato e associação cultural, publicou em várias coletâneas literárias.

Arthur Bennett®
Cadeira n.º 33Arthur Bennett®, profissional contábil, poeta, músico, natural de Itaituba–PA. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Pitágoras do Maranhão, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos e Controladoria e Finanças pela Faculdade Focus. Também ocupa com honra a Cadeira n.º 324 da Academia Independente de Letras AIL/Ordem SCRIPTORIUM tendo como persona O SACERDÓCIO

Carlos A. O. Paiva
Cadeira n.° 37Carlos Alberto Oliveira Paiva, Membro-fundador da Academia Itaitubense de Letras, um apaixonado pelas letras desde Belém, Pará. Com uma vasta formação em Letras, suas obras publicadas refletem seu compromisso com a educação e a literatura. Fundador do Clube Asas da Leitura, incentivou a produção textual e a leitura em Itaituba. Explore sua trajetória e suas reflexões literárias!

Vitória Nascimento
Cadeira n.° 38Vitória Nascimento da Silva, escritora e designer gráfica, nasceu em Belém e reside em Itaituba. Autora de diversas obras, transforma desafios em poesia e sonhos em realidade. Ao ingressar na Academia Itaitubense de Letras, reafirma seu compromisso com a literatura, inspirando vidas com fé, coragem e esperança.

Ronilce Varjão Silva
Cadeira n.° 40Ronilce Varjão Silva, nascida em 28 de setembro de 1980, em Itaituba, Pará, sou mãe de três filhos e casada. Formada em Pedagogia pela UNIFAEL em 2022, atuei como monitora no projeto “Tempo de Aprender”, fortalecendo minha paixão pela educação. Além disso, sou artesã e poetiza, membro ativa da Academia Itaitubense de Letras.