AIL EM INÉDITO MARCO MUNICIPAL NO CENTRO ADMINISTRATIVO (CAM)

Centro Administrativo de Itaituba. — Foto: Reprodução / TV Liberal

Dia 8 de maio de 2025 a Academia Itaitubense de Letras (AIL) se reuniu com o Prefeito Nicodemos Alves de Aguiar para solicitar um imóvel público para desenvolver suas ações.  A AIL completou 21 anos de existência no mês de abril de 2025, possui 40 cadeiras para imortais de Itaituba e região.

Suas coletâneas literárias em versos e prosas abordam ecléticas temáticas de Itaituba-PA e região: fauna, flora, os sentimentos dos escritores e escritoras sobre a Mesorregião Sudoeste Paraense, histórias sobre o garimpo em Itaituba-PA, pesquisas da realidade geográfica deste bioma amazônico. Seu vasto acervo literário é edificado com o apoio de distintos parceiros: instituições de ensino públicas e privadas (escolas e faculdades); empresários e profissionais liberais de extensos ramos de negócios.

Além disso, os acervos contêm tipologias textuais sobre narrações, descrições, dissertações, injunções, exposições; e, quanto aos gêneros, estes são, inclusive, seletos e vastos:  romances, poesias, notícias, contos, fabulas, anedotas, ficções, resenhas, podcasts, blogs, slides, crônicas, trabalhos acadêmicos. Nesse sentido, observa-se de fato que a “Agremiação Literária” faz jus a um local adequado para abrigar sua vasta produção literária. Disponibilizá-la para o mundo da leitura e da pesquisa é uma de suas missões. Razão pela qual possui um “Site”. Nele, os internautas podem surfar na crista desta seleta bibliografia pública.

Diante do exposta, o Prefeito de Itaituba, Senhor Nicodemos da Silva Aguiar, convocou imortais da AIL para uma conversa sobre a disponibilidade de um local onde pretende abriga-la. O “Burgomestre” enfatizou que o local não pode ser no antigo Prédio que habitava o Museu Aracy Paraguassú (MAP) porque este imóvel não está em condições físicas adequadas para acolher nenhum setor já que oferece risco de segurança. Precisa de pesada manutenção e isso envolve muito dinheiro público.

Como a gestão municipal está reduzindo custos, cortando gastos, economizando o erário público, o “Alcaide” ponderou que a estratégia de seu governo é comportar diversos setores municipais no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Rodovia Transamazônica em frente ao Terminal Rodoviário Municipal de Itaituba (TRMI). Então, ele ofereceu uma sala para a “Agremiação Literária” nesse local junto com outro setor, possivelmente, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa (BMRB).

Por fim, o Gestor Municipal marcou a data para esta ação administrativa na última semana do mês de maio de 2025. Nesse sentido, pediu paciência e persistência da AIL. Com isso, este “Cenáculo Literário” ficará à disposição do “Burgomestre” para o inédito “Marco Municipal”.

Por: Marcos Serafim: Markão – AIL/ C-15. Formado em Letras/ UFV; jornalista e escritor. Fluente em inglês

1 comentário em “AIL EM INÉDITO MARCO MUNICIPAL NO CENTRO ADMINISTRATIVO (CAM)”

  1. Foi muito proveitoso, uma vez que tivemos já uma posição do prefeito, deixando claro sua posição diante da Academia, agora é só esperar, acho que se abriu o caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima